Organização ganhará sessão especial para apresentação de documentário
O Festival do Audiovisual da Serra Gaúcha – CineSerra apresenta mais uma novidade para sua 6ª edição. Como forma de colaborar na conscientização do público caxiense sobre a realidade dos conflitos humanitários, o CineSerra contará com a participação especial da organização internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF), para uma sessão especial de apresentação do documentário Acesso à Zona de Perigo (2012), dirigido por Peter Casaer e Eddie Gregoor. A intenção é apresentar o trabalho de MSF por meio dessa produção, que aborda os desafios de levar ajuda às regiões tomadas pela violência de conflitos armados. A entrada é franca e a obra não participará da mostra competitiva.
Acesso à Zona de Perigo é uma produção de 2012, narrada pelo ator Daniel Day-Lewis. O filme traz imagens gravadas momentos após o sequestro de duas profissionais de MSF no Quênia. As cenas mostram o momento em que parte da equipe foi obrigada a abandonar o local por questões de segurança e segue retratando as dificuldades encontradas para levar ajuda à Somália, República Democrática do Congo e Afeganistão. A sessão é uma oportunidade de unir cultura e ações sociais. “Ficamos felizes em poder colaborar na divulgação de um trabalho humanitário com tamanha relevância à nível internacional. Além de exibir uma obra documental de alto impacto, reveladora de uma realidade quase sempre esquecida pela maioria das pessoas”, destaca o diretor artístico do CineSerra, Le Daros.
O Festival do Audiovisual da Serra Gaúcha – CineSerra ocorre de 1º a 14 de abril, com uma programação planejada para possibilitar maior acesso do público às produções independentes. Além da realização de sessões especiais em bairros e instituições culturais de Caxias do Sul, promovendo a circulação dos trabalhos pelo município, as exibições também acontecem em Garibaldi, Bento Gonçalves, Gramado, Flores da Cunha, Nova Petrópolis, Porto Alegre e Torres.
Serviço
Sessão Especial – Documentário Acesso à Zona de Perigo
Data: domingo, 07 de abril de 2019
Horário: 17h45
Local: Sala Ulysses Geremia, Centro de Cultura Ordovás
Duração: 70 minutos
O documentário não participará da mostra competitiva do festival
Sobre o CineSerra
O CineSerra é uma mostra competitiva de cinema, que conta com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Caxias do Sul. O projeto, cuja primeira edição foi realizada em 2013, tem o objetivo de dar visibilidade e agregar valor à produção audiovisual independente. Serão destacadas e premiadas produções em âmbito regional (Nordeste do RS) e estadual (RS), em concursos paralelos. O evento também oferece workshops sobre tópicos relativos à produção audiovisual com profissionais da área. À frente do projeto estão os produtores culturais associados Leandro Daros, diretor artístico, e Claudio Troian, diretor operacional.
Os recursos para a realização do evento foram captados por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Caxias do Sul. Nesta edição, os parceiros são NL Informática, Bitcom, Guinchos Vanin e Empresas Randon.
Saiba mais em festivalcineserra.com.br.
Sobre a Médicos Sem Fronteiras
É uma organização internacional que leva cuidados de saúde a pessoas em necessidade de ajuda médico-humanitária em meio a conflitos armados, epidemias, desastres naturais, desnutrição e exclusão do acesso a cuidados de saúde. Atuam, por exemplo, em países como Iêmen, Sudão, Congo e Síria. No Brasil, a principal função é de comunicar sobre crises humanitárias e dificuldades de acesso a saúde e medicamentos, captar recursos e recrutar profissionais para trabalhar em campo. Daí, sua participação em festivais de cinema, visando a exibição de obras que jogam luz sobre realidades muitas vezes ignoradas pelo grande público.