Festival aumentou em 11% o número de inscritos, em comparação à última edição
A 6ª edição do CineSerra – Festival do Audiovisual da Serra Gaúcha alcançou recorde no número de inscrições, o que consolida o evento como um dos mais importantes do gênero na região sul do Brasil. Foram 122 trabalhos inscritos, 12 a mais do que a edição de 2017 - acréscimo de aproximadamente 11%. O destaque se dá na categoria Estadual, que passou de 69 trabalhos em 2017 para 79 em 2019 - aumento de 14,5%. O interesse na categoria evidencia o crescimento do Festival em municípios além da Serra Gaúcha; nesta edição estão inscritas produções de 23 cidades.
“O número de inscrições está de acordo com nossas expectativas. Nossa intenção é continuar fomentando a produção audiovisual e incentivando o acesso à cultura”, comenta o diretor artístico do projeto, Leandro Daros.
O Festival será realizado de 1º a 14 de abril, com sede em Caxias do Sul e exibições também em Garibaldi, Bento Gonçalves, Gramado, Flores da Cunha, Nova Petrópolis e Porto Alegre. A premiação comtempla os certames Estadual e Regional, nas categorias Melhor Filme de Ficção, Melhor Documentário, Direção, Roteiro, Fotografia, Direção de Arte, Edição, Trilha Sonora, Ator, Atriz e Desenho de Som. Os Videoclipes serão classificados em primeiro, segundo e terceiro colocados, além da possibilidade de Menção Honrosa. Ainda haverá o Prêmio Popular, decidido pelo público mediante enquete online.
Os recursos para a realização do evento foram captados por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Caxias do Sul. Nesta edição, os parceiros são NL Informática, Bitcom, Guinchos Vanin e Empresas Randon.
Inscrições CineSerra 2019
CERTAME ESTADUAL
• Ficção: 33
• Documentário: 20
• Videoclipe: 26
TOTAL: 79
CERTAME REGIONAL
• Ficção: 9
• Documentário: 7
• Videoclipe: 27
TOTAL: 43
TOTAL GERAL: 122
Sobre o CineSerra
O CineSerra é uma mostra competitiva de cinema, que conta com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Caxias do Sul. O projeto, cuja primeira edição foi realizada em 2013, tem o objetivo de dar visibilidade e agregar valor à produção audiovisual independente. Serão destacadas e premiadas produções em âmbito regional (Nordeste do RS) e estadual (RS), em concursos paralelos. O evento também oferece workshops sobre tópicos relativos à produção audiovisual com profissionais da área. À frente do projeto estão os produtores culturais associados Leandro Daros, diretor artístico, e Claudio Troian, diretor operacional.