Festival de Audiovisual da Serra Gaúcha conta com participantes de diversas cidades do Rio Grande do Sul.
O final de agosto marcou o encerramento do período de inscrições para o 4º CineSerra – Festival de Audiovisual da Serra Gaúcha e, de acordo com o diretor artístico do projeto, Leandro Daros, o número registrado foi muito positivo. “As expectativas foram alcançadas, com 77 trabalhos inscritos”, conta. Desse total de produções, 40 participarão do concurso regional e 37 do estadual. Os trabalhos têm origem em diferentes regiões do Rio Grande do Sul, em municípios como Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Esteio, Flores da Cunha, Gaurama, Gramado, Pelotas, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, São Leopoldo e Venâncio Aires.
Os inscritos passarão por um processo de avaliação e na segunda quinzena de setembro haverá a divulgação dos selecionados para concorrer à premiação, que também serão exibidos nas sessões do CineSerra.
O 4° CineSerra ocorre entre 18 e 30 de outubro, com sede em Caxias do Sul e exibições também em Garibaldi, Bento Gonçalves, Gramado, Flores da Cunha e Porto Alegre.
Sobre o CineSerra
O CineSerra – Festival de Audiovisual da Serra Gaúcha é uma mostra competitiva de cinema, que ainda oferece workshops sobre tópicos relativos à produção audiovisual com profissionais da área. O projeto iniciou em 2012 com o objetivo de dar visibilidade e agregar valor à produção audiovisual da região, e teve sua primeira edição em 2013.
Nesta quarta edição serão destacadas e premiadas produções em âmbito regional (Região Nordeste do RS) e estadual (RS), em concursos paralelos. As categorias contempladas são ficção, documentário (ambos de curta e média-metragem) e videoclipe musical, com finalização entre janeiro de 2013 e a data de inscrição no evento.
Os vencedores serão conhecidos em evento oficial, e as ficções e documentários concorrem aos prêmios de melhor filme ficção, filme documentário, direção, roteiro, fotografia, direção de arte, edição, trilha sonora, ator, atriz, menção honrosa ficção e menção honrosa documentário. Os videoclipes serão classificados em primeiro, segundo e terceiro colocados. Ainda haverá o prêmio popular, decidido mediante enquete online.
À frente do projeto estão os produtores culturais associados Leandro Daros, diretor artístico, e Claudio Troian, diretor operacional. O Festival conta com financiamento da LIC Caxias (Lei de Incentivo à Cultura) e apoio da FSG – Centro Universitário da Serra Gaúcha. A realização é da Sossegado Produções.